Serviços da Consulrisco

  • ConsulRisco estabelece protocolo de cooperação com Mundicenter 01/02/2013
    A ConsulRisco e a Mundicenter (Mundicenter II, Vialojas e Urbaminho) assinaram um protocolo de cooperação para assegurar a todos os lojistas dos Centros Comerciais do universo Mundicenter, condições favoráveis para a elaboração das respectivas medidas de autoprotecção.

    Este protocolo, em vigor desde 1 de Fevereiro, permite que os lojistas contratem, a preços acessíveis, a elaboração das medidas de autoprotecção para as suas lojas, com a garantia da sua perfeita articulação com as medidas de autoprotecção dos respectivos Centros Comerciais.

    A experiência na elaboração de Planos de Segurança, na sua implementação e na realização dos respectivos simulacros fazem da ConsulRisco o parceiro ideal para a elaboração de medidas de autoprotecção simples, realistas e, acima de tudo, praticáveis.



  • Eurotrials contrata ConsulRisco para estudo de segurança 03/01/2013
    A Eurotrials, Scientific Consultants, contratou a ConsulRisco para o desenvolvimento de um estudo de segurança para as suas instalações.
    Este estudo é a primeira fase da elaboração do Plano de Segurança para a instalação sede desta entidade e tem como objectivo identificar as alterações necessárias para melhorar as condições de Segurança Contra Incêndios e elaborar o respectivo Plano de Investimentos.
    Para além da elaboração do estudo, a ConsulRisco assessora a Eurotrials no estabelecimento de prioridades das alterações, bem como no acompanhamento da respexctiva implementação.



  • Simulacro na Torre 3 das Amoreiras 27/12/2012
    No passado dia 22 foi efectuado o simulacro anual da Torre 3 das Amoreiras. Este simulacro foi relativamente simples tendo como objectivo principal o treino dos procedimentos de evacuação e a verificação do correcto funcionamento dos sistemas de segurança do edifício.
    Apraz-nos constatar a elevada participação dos utentes do edifício bem como o seu comportamento irrepreensível no decurso do exercício.



  • Simulacro no Colégio Pedro Arrupe 18/12/2012
    No passado dia 12, o Colégio Pedro Arrupe desenvolveu um exercício de evacuação (2º simulacro efectuado neste colégio em 2012) com o objectivo específico de treinar os estudantes do Colégio nos procedimentos de evacuação e dar-lhes a possibilidade de reconhecer os vários caminhos de evacuação disponíveis.
    A preparação deste exercício envolveu sessões específicas de formação, durante os tempos lectivos, para todos os membros das equipas de evacuação (coordenadores, professores e delegados de turma).
    Os técnicos da ConsulRisco, contratada para a organização e desenvovimento do simulacro, fizeram o acompanhamento e controlo de todo o exercício, tendo verificado com agrado que a aposta da Direcção do Colégio na formação específica de todos os professores e alunos teve como resultado um processo de evacuação extremamente rápido e eficaz.
    A ConsulRisco dá os parabéns a toda a equipa de colaboradores e alunos do Colégio Pedro Arrupe pelos excelentes resultados alcançados.



  • Formação de Coordenadores de Evacuação da Torre 3 das Amoreiras 11/12/2012
    À semelhança do ocorrido em anos anteriores a ConsulRisco efectuou uma acção de formação destinada a Coordenadores de Evacuação das empresas sedeadas na Torre 3 das Amoreiras.
    Esta acção de formação, de reciclagem, teve o objectivo específico de formar estes Coordenadores nos procedimentos de evacuação e de articulação com a Estrutura de Segurança em Emergência, e mantê-los actualizados sobre as alterações resultantes da revisão do Plano de Segurança da Torre 3 das Amoreiras.



  • Formação das equipas de emergência do Odivelas Parque 02/11/2012
    Na fase de preparação para o primeiro simulacro do Centro Comercial Odivelas Parque, e após a revisão do respectivo Plano de Segurança, a ConsulRisco realizou duas acções de formação tendo como destinatários os elementos da Estrutura de Segurança em Emergência deste espaço comercial.

    Estas acções foram focalizadas nas tarefas a executar pelos elementos coordenadores e operacionais de cada equipa, bem como nos mecanismos de articulação entre os elementos da estrutura, os lojistas e as entidades externas.

    Os conhecimentos adquiridos por cada participante nestas acções de formação, serão avaliados durante a realização do simulacro deste Centro Comercial, cuja organização, a cargo da ConsulRisco, está em curso.



  • Novo documento da ANPC clarifica medidas de autoprotecção. 11/10/2012
    Foi recentemente publicado pela ANPC um documento que vem esclarecer o significado de Medidas de Autoproteção, bem como esclarecer e clarificar determinados procedimentos decorrentes da interpretação
    da actual legislação de SCIE, no respeitante à sua implementação.

    Este documento, publicado no início de Outubro, tem como objectivo, de forma simples e sucinta, dar resposta ao maior número possível de dúvidas, resultantes da interpretação dos diplomas legais.

    Para obter uma cópia deste documento, utilize a hiperligação seguinte.

    http://www.proteccaocivil.pt/SegurancaContraIncendios/Documents/Medidas de Autoproteção FINAL-Outubro.pdf

  • ConsulRisco desenvolve simulacro no Centro Comercial Oeiras Parque 24/07/2012
    Na sequência da sua já longa colaboração com a Mundicenter, no desenvolvimento e implementação dos Planos de Segurança dos Centros Comerciais deste grupo, a Consulrisco organizou e desenvolveu um simulacro no Oeiras Parque que envolveu, para além da equipa de segurança do Centro, todos os lojistas, os Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, a PSP e a Protecção Civil Municipal de Oeiras.

    O processo de preparação deste simulacro incluiu a formação específica da equipa de segurança sobre os diversos procedimentos de actuação em emergência para as várias ocorrências identificadas como possíveis.

    O balanço deste exercício foi positivo, tendo-se verificado o alto nível de preparação de toda a equipa e lojistas que, rapidamente, efectuaram as acções de alarme e alerta, bem como a evacuação de todos os utentes para os Pontos de Reunião definidos no Plano.



  • Conclusão da revisão do Plano de Segurança do Odivelas Parque 02/07/2012
    Após o Plano de Segurança ter sido submetido à aprovação da ANPC e concluída a remodelação deste espaço comercial, a ConsulRisco efectuou a revisão do Plano de Segurança do Odivelas Parque.
    A actualização deste documento originou ligeiras alterações ao nível dos procedimentos de prevenção e de emergência, resultantes da experiência adquirida com a sua aplicação prática desde o momento da conclusão dos documentos originais.
    Na sequência desta revisão, prevê-se a realização de formação à equipa de segurança e o desenvolvimento de um simulacro neste espaço comercial, no último trimestre deste ano.



  • Simulacro no Colégio Pedro Arrupe 10/05/2012
    No passado dia 8, o Colégio Pedro Arrupe desenvolveu um simulacro de incêndio (o 2º simulacro efectuado neste colégio) que testou a capacidade da equipa de segurança deste estabelecimento para as acções imediatas de alarme, evacuação, intervenção e alerta.
    O cenário ensaiado (incêndio na zona de confecção de alimentos do refeitório), originou a evacuação parcial do colégio e a articulação com as entidades externas (Bombeiros Voluntários de Sacavém e PSP).
    Este foi o 2º simulacro neste colégio, ambos organizados pela ConsulRisco, que também desenvolveu a formação da equipa de segurança e a formação dos professores.
    Em 2011, na fase de implementação do Plano de Segurança, a ConsulRisco tinha já desenvolvido acções de sensibilização para todos os alunos do Colégio e elaborou um folheto, para distribuição aos alunos, com as instruções básicas de segurança.