Serviços da Consulrisco

Serviços de Consultoria em Segurança

A actividade de Segurança é, nos dias de hoje, muito especializada.

Em particular, no caso da Segurança Contra Incêndios, a publicação do novo enquadramento legal (decreto-lei 220/2008 de 12 de Novembro - Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios e portaria 1532/2008 de 29 de Dezembro - Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios), veio clarificar vários aspectos deste tema, nomeadamente, as habilitações exigidas aos técnicos que desenvolvem estudos e projectos, bem como os indíviduos/entidades com responsabilidade determinada nas condições de Seghurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE).

A ConsulRisco presta serviços de consultoria na área da SCIE desenvolvendo os respectivos estudos e projectos para apresentação à ANPC (Autoridade Nacional de Protecção Civil) para qualquer uma das utilizações-tipo regulamentadas (I a XII) e para qualquer categoria de risco (1ª a 4ª).

Neste âmbito, desenvolvemos os seguintes serviços:

  • Diagnóstico das condições de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (Análise do Risco de Incêndio e recomendações para melhoria dos níveis de segurança contra incêndios);

  • Desenvolvimento de Planos de Segurança (medidas de autoprotecção);

  • Implementação dos Planos de Segurança (nomeadamente através de acções de Formação de todos os elementos pertencentes às várias equipas de segurança).

  • Validação de todo o processo através da realização de Simulacros.

Outras áreas de actividade

Para além das actividades na área de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, a ConsulRisco presta serviços noutras áreas das qauis apresentamos alguns exemplos:

  • Desenvolvimento de Planos de Segurança e Saúde;

  • Coordenação de Segurança em Projecto;

  • Implementação da regulamentação ATEX;

Medidas de autoprotecção

As medidas de autoprotecção são definidas no decreto-lei 220/2008 e portaria 1532/2008. Incluem um conjunto de medidas de registo de elementos relacionados com a segurança contra incêndios em edifícios (registos de segurança), de prevenção de ocorrência de incêndios (procedimentos ou plano de prevenção)e de reacção a ocorrências de incêndio (procedimentos ou plano de emergência).

A obrigatoriedade do desenvolvimento de medidas de autoprotecção é extensível a todas as actividades e edifícios existentes (mesmo os existentes à data de entrada em vigor do regime jurídico).

Planos de Segurança
Utilização-tipo
Categoria de risco